Muitos são os fatores que provocam as famosas e indesejadas queimadas de lotes em Jaraguá (Goiás). Desde o dono que não quer fazer a capina, nem pagar pelo serviço, até cacos vidros que com a irradiação solar podem dissipar faíscas de fogo e provocar um incêndio. Ainda pode ocorrer que alguém que passe por ali jogue uma bituca de cigarro, ou mesmo provoque intencionalmente.
Esse flagra aconteceu perto de uma escola particular de Jaraguá e perto de um salão de beleza, a escola e o salão tiveram que conciliar os trabalhos com a fumaça que vinha da local até a tardinha.
DANOS À SAÚDE E TRANSTORNOS
Em qualquer queimada são emitidos vários poluentes clássicos, entre eles NOx, CO, HC e material particulado, além de substâncias altamente tóxicas. O efeito agudo à saúde da população em geral fica restrito àquelas pessoas mais próximas à área da queimada, no caso, as pessoas vizinhas dos lotes baldios onde o fogo está consumindo.
O efeito pode ir de intoxicação até a morte por asfixia, pela redução da concentração de oxigênio em níveis críticos e pela elevação no nível de monóxido de carbono, claro que há também o perigo de provocar incêndios nas residências da quadra toda.
Outro problema é que a quantidade de calor gerada nas queimadas faz com que a densidade dos gases se torne menor do que a do ar, causando a elevação dos gases resultantes e de partículas, que atingem alturas consideráveis durante o processo de dispersão da fumaça na atmosfera. Nem precisa dizer que com o clima seco, respirar um ar poluído só piora a situação e causa desconforto ao respirar.
Mín. 14° Máx. 31°