Todos os carros, ônibus, caminhões que utilizam combustíveis fósseis serão pouco a pouco substituídos, até serem completamente extintos. A informação é do economista Tony Seba, da Universidade de Standford, nos Estados Unidos. O estudo afirma que até 2025, o mercado inteiro será substituído por carros elétricos e modelos autônomos sob demanda. Essa mudança faria a indústria petrolífera entrar em colapso, vários países que dependem desse mercado, teriam problemas em suas economias.
Seba publicou a pesquisa "Rethinking Transportatiom 2020-2030" (Refletindo sobre meios de transporte), analisa que os veículos elétricos são dez vezes mais baratos que os modelos com motor à combustão, “possuem um custo de combustível quase nulo e uma duração de até 1,6 milhão de quilômetros.”
Talvez não seja tão rápido assim, mas caso a previsão se confirmasse seria algo parecido com Uber, em que taxistas do mundo inteiro tiveram problemas. Nesse caso, os problemas seriam de economias que se sustentam por petróleo, como Estados Unidos, Rússia, Nigéria, Arábia Saudita, Venezuela. Também as grandes montadoras teriam de se readaptar. Empresas como Apple, Google, Foxcon estarão na dianteira dessa revolução.
O ponto mais palpável desse relatório é realmente haverá uma grande mudança, assim que os preços de carros elétricos se tornarem mais acessíveis e as baterias possuirem uma durabilidade maior. E é esse o grande ponto, até 2025, várias empresas devem fazer lançamentos concretos no mercado de carros elétricos.
Mín. 14° Máx. 31°