JARAGUÁ |16.10.2020| O SINTEGO -SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO ENCAMINHA OFÍCIO AO MINISTÉRIO PÚBLICO COM DENÚNCIA DE QUE PREFEITO PODE ESTAR USANDO ASSINATURAS DE PROGRESSÕES COMO CHANTAGEM POR APOIO POLÍTICO
A Progressão é um direito do professor municipal, benefício concedido como incentivo à formação continuada.
Para ter direito, o professor precisa fazer um curso ou pós graduação com o mínimo de horas exigidas pela Secretaria de Educação. Com a concessão da progressão, o educador começa a receber uma pequena porcentagem do valor que investiu em sua especialização, geralmente esse valor não ultrapassa alguns reais a mais no contracheque.
Em Jaraguá, os professores reclamam que não há nenhuma ajuda de custo por parte da Prefeitura para ajudar a custear esses cursos de pós graduação.
Para estudar, o educador precisa pagar a mensalidade do curso, bancar a gasolina e comprar todos materiais exigidos. Entregar o Certificado de Conclusão do curso, não basta, é preciso que o Prefeito assine a papelada. Alguns professores já esperam a assinatura do prefeito, em sua progressão, há quase 4 anos.
Durante a campanha para prefeito de 2020, surgiu o boato de que Zilomar Oliveira teria feito uma lista seleta com nomes de professores que iriam ter a progressão concedida, desde que esses professores apoiassem sua reeleição e votassem no vereador que estaria de posse dessa lista. Inclusive, a tal desrespeitaria a ordem de entrega dos certificados, pois pessoas que acabaram de entregar poderiam ter sido beneficiadas.
Boato ou não, o Sindicato tomou conhecimento e resolveu pedir ao ministério público a devida apuração desses fatos. Até porque, aprendemos da maneira mais triste que quando há fumaça, provavelmente, há fogo.
Espera-se que algo tão baixo como chantagem não tenha sido usada para obter apoio político, a progressão é um dos direitos, um dos únicos e quase o único incentivo para que o professor continue estudando e melhorando sua formação.
Leia também:
LEI GOIANA QUE PERMITE CONCESSÃO DE PENSÕES MILIONÁRIAS NA MIRA DA PGR
COMO O BRASILEIRO ESQUECEU O VALOR DA LEITURA
SEDUC-GOIÁS NA MIRA DA POLÍCIA POR POSSÍVEL SUPERFATURAMENTO EM COMPRA DE ÁLCOOL GEL
Siga SOSNOTICIA no Instagram:
Ver essa foto no Instagram
Mín. 14° Máx. 31°