Domingo, 25 de Outubro de 2020 01:42
62 992250155
Geral Eleições municipais

SINTEGO ENCAMINHA DENÚNCIA DE QUE PREFEITO PODE ESTAR USANDO PROGRESSÕES COMO CHANTAGEM POR APOIO POLÍTICO

A Progressão é um direito do professor municipal, benefício concedido como incentivo à formação continuada.

16/10/2020 18h41 Atualizada há 1 semana
Por: Redação Sosnoticia
SINTEGO ENCAMINHA DENÚNCIA DE QUE PREFEITO PODE ESTAR USANDO PROGRESSÕES COMO CHANTAGEM POR APOIO POLÍTICO

JARAGUÁ |16.10.2020| O SINTEGO -SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO ENCAMINHA OFÍCIO AO MINISTÉRIO PÚBLICO COM DENÚNCIA DE QUE PREFEITO PODE ESTAR USANDO ASSINATURAS DE PROGRESSÕES COMO CHANTAGEM POR APOIO POLÍTICO

 

A Progressão é um direito do professor municipal, benefício concedido como incentivo à formação continuada. 

 

Para ter direito, o professor precisa fazer um curso ou pós graduação com o mínimo de horas exigidas pela Secretaria de Educação. Com a concessão da progressão, o educador começa a receber uma pequena porcentagem do valor que investiu em sua especialização, geralmente esse valor não ultrapassa alguns reais a mais no contracheque. 

Em Jaraguá, os professores reclamam que não há nenhuma ajuda de custo por parte da Prefeitura para ajudar a custear esses cursos de pós graduação. 

 

Para estudar, o educador precisa pagar a mensalidade do curso, bancar a gasolina e comprar todos materiais exigidos. Entregar o Certificado de Conclusão do curso, não basta, é preciso que o Prefeito assine a papelada. Alguns professores já esperam a assinatura do prefeito, em sua progressão, há quase 4 anos. 

 

Durante a campanha para prefeito de 2020, surgiu o boato de que Zilomar Oliveira teria feito uma lista seleta com nomes de professores que iriam ter a progressão concedida, desde que esses professores apoiassem sua reeleição e votassem no vereador que estaria de posse dessa lista. Inclusive, a tal desrespeitaria a ordem de entrega dos certificados, pois pessoas que acabaram de entregar poderiam ter sido beneficiadas. 

 

Boato ou não, o Sindicato tomou conhecimento e resolveu pedir ao ministério público a devida apuração desses fatos. Até porque, aprendemos da maneira mais triste que quando há fumaça, provavelmente, há fogo. 

Espera-se que algo tão baixo como chantagem não tenha sido usada para obter apoio político, a progressão é um dos direitos, um dos únicos e quase o único incentivo para que o professor continue estudando e melhorando sua formação. 

 

Leia também:

LEI GOIANA QUE PERMITE CONCESSÃO DE PENSÕES MILIONÁRIAS NA MIRA DA PGR

COMO O BRASILEIRO ESQUECEU O VALOR DA LEITURA

SEDUC-GOIÁS NA MIRA DA POLÍCIA POR POSSÍVEL SUPERFATURAMENTO EM COMPRA DE ÁLCOOL GEL

 

Siga SOSNOTICIA no Instagram:

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por S.O.S. Noticia:::Mídia Digital (@sosnoticia) em

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jaraguá Goiás - GO

Jaraguá Goiás - Goiás

Sobre o município
Jaraguá é um município do estado de Goiás, no Brasil. Nele, situa-se o Parque Ecológico da Serra de Jaraguá. Área: 1.889 km² População: 49 667 hab. (GO: 26º) – estimativa IBGE/2018 Altitude: 610 m Distância até a capital: 125 km