TEMA: As consequências do excesso de informação na vida das pessoas
Textos motivadores
Texto 1
O QUE É INFOXICAÇÃO
A asfixia provocada pelo excesso de informação fragmentada tem imobilizado milhões de pessoas. Para piorar, elas ainda precisam saber filtrar dados reais dos falsos. Grande parte entra num círculo vicioso e busca pela informação, que é tratada como ativo, como um diferencial. Em tempos de alta competitividade em todas as áreas da vida, fica fácil de entender o grau de adoecimento desta sociedade da era da tecnologia da informação. Muitos já não conseguem conviver com a sensação de que estão desatualizados. Sofrem e sentem-se até culpados.
Infoxicação foi o termo criado, nos idos de 1996, pelo físico espanhol Alfons Cornellá para determinar a relação entre informação e intoxicação, um neologismo que explica a dificuldade para administrar a avalanche de informação com que somos bombardeados diariamente, um mal da era digital. Outro conceito relacionado com esse excesso é a síndrome da fadiga informativa, identificada pelo psicólogo britânico David Lewis, que acomete pessoas que têm de lidar com toneladas de informação e acabam se sentindo paralisadas em sua capacidade analítica, ansiosas, cheias de dúvidas, com danos nas relações pessoais, mau humor, angústia, tristeza, instabilidade e baixa satisfação no trabalho.
https://www.uai.com.br/app/
Texto 2
O que é information overload
Chame do que você quiser: excesso, fadiga, sobrecarga, ansiedade da informação, “infobesity” ou “infoxication”. O fato é que, nos dias de hoje, existem muitas formas de se referir ao contexto provocado de volume exponencial de informação que impacta a forma como vivemos, como nos comunicamos e, sobretudo, impacta na qualidade das nossas relações e no resultado da comunicação.
O termo “information overload” foi popularizado com o livro “O Choque do Futuro” (Future Shock) de Alvin Toffler, publicado na década de 1970, e se refere a um futuro em que o cérebro humano seria incapaz de processar o volume de informações geradas.
https://www.emaisgoias.com.br/
Texto 3
Impacto no cérebro
O impacto de tanta informação e novos recursos tecnológicos cobra a conta do nosso cérebro em atividades corriqueiras que envolvem a nossa memória e capacidade de tomar decisões, por exemplo.
Com a alta carga de ansiedade, nosso córtex pré-frontal – área de uma forma geral mais ligada ao raciocínio e à tomada de decisão – fica com capacidade de atuação limitada, com mais dificuldade de estimular sinapses quando tentamos recuperar uma informação diante de tantos estímulos. Estamos de certa forma estafados, cansados e cada vez mais esquecidos.
https://www.emaisgoias.com.br/
PROPOSTA:
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “As consequências do excesso de informações na vida das pessoas”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
INSTRUÇÕES PARA REDAÇÃO
– O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
– O texto definitivo deve ser escrito, à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
– A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas
copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
– tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
– fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
– apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.
– apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
VÍDEO CONTEXTUALIZANDO O TEMA:
ACESSE TEMAS DE REDAÇÃO ANTERIORES
Leia também:
LEI GOIANA QUE PERMITE CONCESSÃO DE PENSÕES MILIONÁRIAS NA MIRA DA PGR
COMO O BRASILEIRO ESQUECEU O VALOR DA LEITURA
SEDUC-GOIÁS NA MIRA DA POLÍCIA POR POSSÍVEL SUPERFATURAMENTO EM COMPRA DE ÁLCOOL GEL
Siga SOSNOTICIA no Instagram:
Ver essa foto no Instagram