Sábado, 20 de Abril de 2024
20°C 30°C
Jaraguá, GO

O problema dos perfis fakes em sua rede social

Muito tempo perdido e muitos transtornos

30/09/2018 às 20h09 Atualizada em 09/07/2019 às 00h40
Por: Cláudio Bertode
Compartilhe:
O problema dos perfis fakes em sua rede social

 

Não perca tempo debatendo com perfil falso, ele por estar anônimo pode ofender, denegrir, usar desrespeitos que um perfil real não usaria. 
Este falso usuário pode usar de um blog falso, que pode ser criado em 20 minutos usando BLOGSPOT, BLOGGER, WORDPRESS, e às vezes até compram um domínio no https:// registro.br/ (Pagando por volta de 30 reais por ano, e pior usam CPF DE OUTRO ALGUÉM para registrar esse domínio e ficam o endereço www...com/.br o ano todo) e criam um site ou blog anônimo apenas para criar notícias falsas (fake news) e usar como isca para que usuários comuns as compartilhe sem maior espírito crítico.

Como agir?

1) Não compartilhe uma suposta notícia de um www. desconhecido sem ler (Muitos compartilham de forma automática), não basta ler. Vá ao google ou outro buscador e pesquise a respeito daquela notícia, se for falsa não vai aparecer nas buscas. Quando é notícia real, muitas mídias estarão publicando.

2) Mesmo sendo um www. conhecido, ainda temos o fato de hoje em dia podermos criar notícia falsa em Sites que criam até um falso link como sendo de um grande jornal como G1, Folha de São Paulo, Veja, Estadão, Forum, Exame, O Popular dentre outros, mas o link é falso, ao clicar, note que ele vai migrar para outra página geralmente www. (Wordpress, blogspot, blogger, etc).

3) Quando se tratar de um perfil, não aceite convite para fazer parte de seus amigos virtuais. Como saber? Entre no perfil, olhe o álbum, perfil falso, geralmente não atualiza o album, muitas vezes nem fotos possuem, as vezes nunca postam nada, nunca postam detalhes de onde são, parentes, fotos com amigos, do emprego, fotos junto com família etc. Se for um perfil assim, ainda é estranho e é melhor ficar longe de alguém assim.

4) Por último, constatando ser falsa a notícia, não compartilhe, não comente, se comentar, estará ajudando com ela fique em evidência no algoritmo da rede social. É comum ser mostrada da forma: seu amigo tal comentou a postagem x blá blá blá. DENUNCIE, para que a equipe da rede social tome providências, seja uma notícia falsa, seja um perfil falso.

Juntos vamos fazer da rede social um lugar melhor e mais saudável para a sociedade virtual.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.